A poluição preocupa, mas há saídas
para tornar a cidade melhor

Com a interrupção da inspeção veicular em 2013, a qualidade do ar em São Paulo está piorando. Este é um dos problemas ambientais que a administração do prefeito Gilberto Kassab (2006-2012) combateu com eficiência na luta por uma cidade mais sustentável.

Sem inspeção veicular, poluição volta a preocupar moradores da Grande São Paulo

Documento da Cetesb mostra que a qualidade do ar está piorando na região em função do aumento da frota de automóveis e de medidas como a suspensão da inspeção veicular, pela Prefeitura paulistana, em 2013.

Entrevista: Mobilidade e sustentabilidade

Em entrevista à TV PSD, o ex-secretário municipal dos Transportes, Marcelo Cardinale Branco, diz que as ações desenvolvidas pela gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab tinham como foco a qualidade de vida das pessoas.

Referência na preservação do meio ambiente, São Paulo sediou encontro mundial em 2011

Foi a primeira vez que uma cidade brasileira recebeu o encontro, que resultou em documento reforçando a participação das cidades na discussão sobre mudanças climáticas

Ciclofaixa atrai 120 mil pessoas aos domingos e vira referência no país

Criada em 2009 pela administração Kassab, a ciclofaixa de lazer chegou a 120 km e serviu de modelo a outras capitais brasileiras.

Cidade Limpa: rigor contra a poluição recuperou o visual de São Paulo

Sem cartazes, faixas, totens e outros itens que prejudicavam a visão dos prédios, a capital paulista se tornou modelo de cuidado urbanístico e despertou o interesse de cidades de todo o Brasil e do exterior, como Buenos Aires, Lisboa, Atenas e Seul.

São Paulo foi primeira cidade a exigir madeira certificada no país

Em 2009, Kassab assinou documento determinando que obras públicas e construções particulares da cidade deveriam usar madeira com certificado e garantia de que não era proveniente de desmatamento ilegal de florestas.

Programas de defesa das águas beneficiam 1,6 milhão de pessoas e despoluem área de 152 km²

Na administração Kassab, foram firmadas parcerias com o governo estadual para modernizar o sistema de coleta de esgoto e evitar o despejo de resíduos em córregos e galerias de águas pluviais.

Com visão inovadora, Kassab integrou mobilidade e sustentabilidade

No final de 2012, o Programa Ecofrota já incluía mais de 1.200 coletivos que utilizavam algum tipo de combustível limpo, como etanol, diesel de cana-de-açúcar e biodiesel.

Ganhos da Inspeção Veicular equivalem à retirada de 1,4 milhão de veículos das ruas de São Paulo

Além dos benefícios diretos à saúde das pessoas, esses resultados também resultaram numa economia estimada em mais de US$ 79 milhões ao sistema público de saúde, valor 20 vezes maior do que o custo das inspeções.

Pioneira no país, Lei das Mudanças Climáticas completa 6 anos

A lei estabelecia, entre outras iniciativas, a meta de redução de 30% das emissões dos gases que causam o efeito estufa (GEE) na cidade e a redução progressiva do uso de combustíveis fósseis (diesel e gasolina) por parte da frota de ônibus da cidade, a uma proporção de 10% por ano.

Novos parques e praças deixam São Paulo mais humana

Na administração Kassab, foi feito um amplo levantamento de áreas verdes no território paulistano com objetivo de desapropriar essas áreas e transformá-las em parques municipais.

Inovadora, gestão Kassab reduziu emissão de gases nos aterros e vendeu créditos de carbono

Com a implantação de usinas térmicas nos aterros, os gases liberados durante a combustão dos resíduos passaram a ser captados e transformados em energia. Juntas, as usinas produzem energia suficiente para abastecer uma cidade com até 600 mil habitantes.