Fundação do PSD lança 4 novas edições da série Cadernos Democráticos

Publicações do Espaço Democrático trazem reflexões sobre alguns dos temas mais importantes da atualidade para a sociedade brasileira, a exemplo do sistema prisional e dos investimentos em infraestrutura; download pode ser feito gratuitamente

18/02/2015

FacebookWhatsAppTwitter

cadernos

Quatro novas edições da série Cadernos Democráticos acabam de ser publicadas no site do Espaço Democrático – a fundação para estudos e formação política do PSD (Partido Social Democrático). Com elas, o acervo de títulos disponíveis para download ou leitura no próprio site chega, agora, a 11 volumes. Todas as quatro edições trazem reflexões sobre alguns dos temas mais importantes da atualidade para a sociedade brasileira.

O fascículo Como fazer o País andar mais rápido trata dos graves gargalos de infraestrutura que historicamente vêm travando o desenvolvimento brasileiro. Reproduz o debate realizado pelo Espaço Democrático como parte do ciclo Desatando os nós que atrasam o Brasil, do qual participaram o empresário Guilherme Quintela, presidente da ADTrem (Agência de Desenvolvimento de Trens Rápidos Entre Municípios), do deputado federal pelo PSD do Paraná Eduardo Sciarra, atualmente chefe da Casa Civil do Governo do Paraná e Vilmar Rocha, deputado federal pelo PSD de Goiás e hoje secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos do governo do Estado.

A defesa das PPPs (Parcerias Público-Privadas) e a necessidade de definição urgente de um marco regulatório para o licenciamento ambiental de obras de infraestrutura foram algumas das ideias que saíram do debate.

As outras três publicações são todas sobre o tema que mais aparece nas pesquisas de opinião para aferir as preocupações da população brasileira: a segurança pública.

A primeira delas, Como tornar o sistema prisional mais eficiente, traz a íntegra do debate sobre o tema, também do ciclo Desatando os nós que atrasam o Brasil, e que reuniu o cientista político Leandro Piquet Carneiro, professor da USP e coordenador do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas, e a socióloga Camila Dias, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP. Os dois apresentaram posições antagônicas sobre o sistema prisional brasileiro.

Camila defendeu uma política de desencarceramento por acreditar que as prisões não têm resolvido o problema da criminalidade urbana e da segurança pública. Disse que elas não são uma solução, somente agravam o problema. Piquet Carneiro, ao contrário, acredita que a prisão é pouco utilizada no Brasil. Para ele, do ponto de vista criminal, há déficit de punição no País.

Os outros dois volumes produzidos são de autoria do sociólogo e cientista político Túlio Kahn, que é coordenador do Conselho Temático de Segurança Pública do Espaço Democrático. Em Segurança Pública – Propostas para o combate ao crime no Brasil, Kahn faz um diagnóstico dos muitos problemas da segurança pública no Brasil e propõe soluções. No outro volume, Os municípios e o combate ao crime, ele apresenta, no formato de uma cartilha, diretrizes para que os municípios brasileiros possam elaborar Planos Municipais de Segurança. As ideias apresentadas foram inspiradas em boas práticas adotadas não só no Brasil, mas nas principais cidades do mundo.

Os quatro novos Cadernos Democráticos podem ser acessados aqui.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter