Faria assina compromisso de só nomear ficha limpa no RN

Governador do RN assinou, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, o Termo de Compromisso garantindo o cumprimento de promessa feita durante a campanha eleitoral.

15/12/2014

FacebookWhatsAppTwitter

O governador Robinson Faria

O governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, do PSD, havia prometido durante a campanha montar seu secretariado apenas com pessoas que tenham ficha limpa com a Justiça. Agora, o compromisso está formalizado. Faria assinou, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Norte, o Termo de Compromisso garantindo que na nova equipe de governo serão nomeados pessoas fichas limpas.

“Foi um compromisso de campanha. No meu governo não será nomeado ninguém que tenha ficha suja, será um governo com pessoas que não tenham processos. O que a sociedade espera do um governo, eu irei cumprir”, disse ele.

O termo assumido pelo governador eleito foi articulado pelo Movimento Articulado de Combate a Corrupção (MARCCO). Segundo o presidente da ong, Carlos José Cavalcanti, a administração pública do Brasil está em processo de mudança. “É muito importante ter pessoas que não tenham problemas administrativos, com compromisso com a gestão pública e o dinheiro público. Essa assinatura é fundamental”.

O governador eleito do Rio Grande do Norte também assinou o Termo de Adesão ao Programa Brasil Transparente da Controladoria Geral da União (CGU). Assim, o Rio Grande do Norte passa a ser o 21º Estado brasileiro que se obriga a fornecer informações sobre o uso de dinheiro público a qualquer pessoa.

O chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Roberto Vieira, explicou que a partir de uma lei que entrou em vigor maio de 2012, os Estados brasileiros são obrigados a publicar informações sobre ações e projetos, processo chamado de transparência ativa. “É o Serviço de Informação ao Cidadão. Se a informação desejada não estiver já publicada, é só formalizar o pedido”, explicou.

Da região Nordeste, apenas o Rio Grande do Norte e o Maranhão não tinham assinado o termo. “Meu governo será de transparência, terá a sociedade monitorando”, disse Faria. “O segredo de combater a corrupção é a transparência, centralizar as compras, as licitações, que terão o monitoramento de todos os órgãos de controle”.

 

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter