Florianópolis é a melhor capital do País para novos negócios

O Índice das Cidades Empreendedoras (ICE), que avaliou a situação de 14 capitais brasileiras, levou em consideração a infraestrutura do lugar, a mão de obra disponível, a qualidade de vida, o nível educacional e as condições para a inovação.

26/11/2014

FacebookWhatsAppTwitter

Vista noturna de Florianópolis. Foto: Embratur

Florianópolis, cidade administrada pelo prefeito Cesar Souza Junior, do PSD, é capital do País que oferece o melhor ambiente para novos negócios. 

A conclusão é de um estudo inédito feito pela ong de fomento ao empreendedorismo Endeavor, segundo o qual a infraestrutura do lugar, a mão de obra disponível, a qualidade de vida, o nível educacional e as condições para a inovação são tão importantes quanto o planejamento do próprio negócio.

O trabalho, chamado de Índice das Cidades Empreendedoras (ICE), abordou a situação de 14 capitais brasileiras. Florianópolis obteve os resultados mais equilibrados – São Paulo e Vitória ficaram e segundo e terceiro lugares – segundo Juliano Seabra, diretor-geral da ong.

Entrevistado pelo Zero Hora, de Porto Alegre, Luiz Guilherme Manzano, coordenador da Endeavor em Santa Catarina, disse que “há 30 anos Florianópolis contava com poucas empresas. Hoje, é candidata a ter cada vez mais companhias de alto crescimento no futuro”.

Segundo a Prefeitura de Florianópolis, em 2012 as 600 empresas de base tecnológica instaladas no município tinham, juntas, faturamento de R$ 1 bilhão e eram responsáveis por 6 mil empregos diretos.

A pesquisa da Endeavor apontou o acesso à internet e a mobilidade urbana como dois dos pontos fortes da infraestrutura de Florianópolis para o desenvolvimento de novos negócios. Segundo dados do levantamento, o acesso da população da capital de Santa Catarina à internet chega a 77%. O acesso até o local de trabalho também apresenta excelente índice: apenas 28% das pessoas demoram 30 minutos ou mais para chegar ao local de trabalho.

Um dos indicadores em que Florianópolis mais se destacou foi o chamado pela pesquisa de capital humano, que analisa a oferta e a qualidade da mão de obra. O acesso à educação – tanto básica quanto especializada – também foi determinante no levantamento. Mais de 85% dos habitantes de Florianópolis têm ao menos nível básico de ensino –a única capital que se aproxima deste índice é Vitória. Além disso, quase 60% dos universitários de Florianópolis estudaram em instituições com notas máximas (4 e 5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), índice três vezes maior que a média das outras capitais avaliadas.

 

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter