Kassab destaca investimento federal na área social

Em palestra para empresários, o ministro das Cidades falou sobre a importância de sua pasta para a estabilidade social

02/03/2015

O ministro mostrou confiança de que os programas de sua pasta serão os últimos a serem atingidos por eventuais cortes de despesas

O governo federal tem feito e continuará fazendo grandes investimentos em áreas de interesse social pois tem consciência da importância desses investimentos para a estabilidade do País. Este, em síntese, foi o tom da palestra que o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, fez na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) nesta segunda-feira (2). Ele mostrou confiança de que os programas de sua pasta serão os últimos a serem atingidos por eventuais cortes de despesas e, se isso ocorrer, as reduções não deverão ser grandes.

Kassab fez a palestra para empresários, acadêmicos e parlamentares que integram o Conselho Político e Social (Cops) da ACSP. Rogério Amato, presidente da Associação e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), comentou a importância de eventos abrangentes como o organizado pelo Cops. “É difícil hoje encontrarmos grupos que se reúnem para pensar o Brasil, e não discutir apenas interesses próprios”, disse Amato.

Ao explicar o papel do Ministério das Cidades, Kassab afirmou que a pasta é o principal instrumento de gestão, pelo governo federal, dos grandes problemas que afetam as cidades brasileiras. “Antes, nunca houve essa concentração na forma de gestão dessas questões”, disse.

Ele destacou, por exemplo, a importância dos investimentos que estão sendo feitos em mobilidade urbana, onde existe uma carteira de projetos da ordem de 150 bilhões de dólares, sendo que 70 bilhões já estão em execução. No entanto, lembrou, é preciso investir muito mais, especialmente após junho de 2013, quando milhões de pessoas saíram às ruas para mostrar sua insatisfação com a eficiência e os custos dos serviços públicos nessa área. “O Brasil mostrou que chegou ao seu limite, ninguém aguenta mais ficar 4 ou 5 horas dentro de um ônibus”, afirmou, adiantando que será necessário investir 400 bilhões de dólares nessa área nos próximos 20 anos. “Temos que andar muito rápido, pois a população já mostrou que exige essa prioridade”.

Uma das ações do Ministério nesse sentido, disse Kassab, é o desenvolvimento de políticas públicas que amenizem os atuais problemas, a exemplo da aproximação entre os cidadãos e seus empregos, reduzindo a demanda por transportes públicos.

Ele comentou também a demora para ampliação do metrô de São Paulo, lembrando que hoje a cidade possui apenas 70 quilômetros de trilhos, quando seriam necessários pelo menos 400 quilômetros.

Na área de saneamento, citou a gravidade da situação de abastecimento de água nas grandes cidades, como se observa em São Paulo, e enfatizou a necessidade de se elevar os investimentos para evitar o agravamento da situação.

Na área de habitação, Kassab lembrou que em sua gestão como prefeito de São Paulo, ao longo de sete anos, foi possível atender 360 mil famílias com programas de habitação, saneamento e urbanização, ação que despertou o interesse inclusive de órgãos internacionais. Contudo, lembrou, o programa Minha Casa Minha Vida do governo federal tem uma abrangência muito maior, devendo chegar ao fim do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff com 6,7 milhões de casas populares construídas, podendo atender até 25 milhões de pessoas. “O programa tem credibilidade. Quem entra nele sabe que vai receber sua casa”, disse o ministro.

Outro tema sensível sob coordenação de sua pasta, disse o ministro, é o transito, por meio do Denatran. “Esse é um tema sensível, que mexe muito com o humor do cidadão, e exige ações muito cuidadosas”, afirmou, lembrando que fará um trabalho conjunto com o ministro das Micro e Pequenas Empresas, Guilherme Afif, para desburocratizar essa área.