Kassab volta a defender revisão do pacto federativo em SP

Ministro reuniu-se com prefeitos da região de Dracena, na região Leste do Estado, e disse que só um novo pacto pode salvar os municípios

28/03/2015

foto 3 (1)

Ministro Gilberto Kassab discute projetos com o prefeito de Iacri, Cláudio Andreassa

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, voltou a defender neste sábado (28), em Dracena – região Leste do Estado de São Paulo – a revisão do pacto federativo como alternativa para a superação da grave crise financeira pela qual passa a maior parte dos municípios brasileiros.

“Eu tenho certeza absoluta de que muitos municípios aqui da região estão praticamente quebrados e os que não estão têm uma chance muito grande de quebrar nos próximos anos”, disse Kassab a uma plateia que reuniu prefeitos e lideranças políticas de municípios ligados à Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (AMNAP). “Precisamos de um novo pacto federativo, que traga mais recursos para os municípios, e por isso é importante a unidade dos prefeitos e dos municípios nesta batalha”, disse.

Kassab passou a manhã em Dracena, onde se reuniu com mais de duas dezenas de prefeitos da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (AMNAP). O ministro discutiu o andamento de projetos do Governo Federal e as demandas dos municípios para eventuais parcerias, especialmente nas áreas de habitação, saneamento básico e infraestrutura urbana, nas quais o seu Ministério atua diretamente.

O encontro foi parte da maratona que o ministro vem fazendo por todo o Brasil, com o mesmo propósito. Ele tem visitado prefeitos de capitais, governadores de Estado e associações que reúnem municípios como a AMNAP. “A nossa disposição é sentar com os prefeitos, olho no olho, ouvir com total atenção e buscar as melhores soluções para problemas pontuais ou comuns, de acordo com as possibilidades orçamentárias”, diz Kassab. Desde que tomou posse, em janeiro, já esteve em 15 Estados brasileiros, especialmente nas capitais. Ele considera que este trabalho é fundamental num país com as dimensões do Brasil.

Em Dracena, o Ministério das Cidades já investiu R$ 34 milhões em projetos de infraestrutura urbana e 346 unidades do Minha Casa, Minha Vida.