Montes é reeleito para a Comissão da Mineração

Deputado mineiro cumprirá mais um mandato como primeiro vice-presidente do colegiado. Avançar nas questões do novo Marco Regulatório da Mineração é um dos desafios.

20/03/2015

Deputado Marcos Montes (MG) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Marcos Montes (MG) – Foto: Cláudio Araújo

O deputado Marcos Montes, do PSD de Minas Gerais, foi reeleito para o cargo de primeiro vice-presidente da Comissão da Mineração da Câmara Federal. Para ele, os principais desafios do colegiado são avançar nas questões do novo Marco Regulatório da Mineração e fornecer mecanismos que fortaleçam a gestão do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

“O assunto se tornou ainda mais importante e nossa missão é muito mais espinhosa pelo momento que o minério de ferro vive”, apontou. “O valor de mercado, que antes era de 130, 140 dólares a tonelada, passou para 60 dólares a tonelada. Precisamos melhorar essa situação e criar uma estrutura mais forte, pois esses recursos fazem com que a balança comercial permaneça equilibrada”, disse o deputado.

Montes destaca a força do seu estado, Minas Gerais, na produção do minério. “É preponderante (a produção mineira) para o PIB do País. Estamos somando esforços junto com outros parlamentares para garantir segurança jurídica para que a atividade se expanda e solidifique em nível internacional.”

Com relação ao DNPM, o parlamentar considera que é preciso rever os conceitos de estrutura e debate de medidas. “Temos que valorizar o órgão que, infelizmente, está sucateado e arrecada muito, mas os valores não ficam em seus cofres. Precisamos oferecer mais condições de trabalho e resgatar sua importância”, declarou.