Nesta segunda, às 19h, conheça ideias para tornar mais rigoroso o combate ao crime

Debate do Espaço Democrático terá a participação do delegado da Polícia Federal José Mariano Beltrame e do diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest) do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Daniel Cerqueira.

21/05/2013

FacebookWhatsAppTwitter

José Mariano Beltrame: sucesso com a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora no RJ.

Desde 2007 à frente da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, o delegado da Polícia Federal José Mariano Beltrame tem um extenso currículo de realizações no combate ao crime. As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), implantadas em sua gestão em alguns morros cariocas, contribuíram para devolver aos cidadãos desses locais direitos e serviços oferecidos pelo Estado, aumentando a sensação de segurança e permitindo a adoção de outras iniciativas de apoio à cidadania.

Beltrame será um dos participantes do debate “Mais rigor contra o crime – Ideias para diminuir a violência nas ruas”, que o Espaço Democrático (fundação do PSD para estudos e formação política) irá realizar na segunda-feira, dia 27, às 19h, dentro do ciclo “Desatando os nós que atrasam o Brasil”.

Os debates – sempre transmitidos ao vivo pela internet (www.psd.org.br ), permitindo a participação de interessados de todo o País – tiveram início em dezembro passado e têm por objetivo discutir propostas que poderão integrar o programa partidário do PSD, intitulo “Um Projeto para a Nação”.

Outro participante do debate será Daniel Cerqueira, diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest) do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Pesquisador com larga experiência em estudos sobre criminalidade no Brasil, ele apresentou em abril os resultados de seu estudo Mapa das Armas de Fogo nas Microrregiões Brasileiras, no qual alertou que “a taxa de homicídios no Brasil é de 26 por cem mil habitantes, porém esse número poderia estar em torno de 13, não fosse a corrida armamentista dos anos 90”.

Daniel Cerqueira: difusão das armas de fogo concorre para o aumento da taxa de homicídios.

No evento de segunda-feira, serão debatidas, além das experiências e avanços registrados no combate à criminalidade no Rio de Janeiro, questões como: A maioridade penal deveria ser reduzida? O que é mais importante para diminuir a violência: mais polícia nas ruas, mais investimentos em tecnologia e inteligência ou mais programas sociais preventivos?  É viável a participação do Exército no combate ao crime? A repressão ao tráfico de drogas é prioridade?

Desarmamento

Daniel Cerqueira, no debate, deverá lembrar sua tese de que a difusão das armas de fogo concorre para o aumento da taxa de homicídios. “Segundo nossas estimativas, o aumento de 1% de armas de fogo eleva em até 2% a taxa de homicídio”, diz ele.

Sobre o Estatuto do Desarmamento (ED) no Brasil, Daniel Cerqueira admite que o texto produziu efeitos positivos, reduzindo a difusão de armas de fogo e, consequentemente, a taxa de homicídios. Mas, em sua opinião, o efeito do Estatuto não se deu de forma homogênea no País e a eficácia variou entre Estados.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter