No Interior de SP, Kassab defende revisão do pacto federativo

Ministro das Cidades reuniu-se no sábado (21) com prefeitos das regiões de Franca e Mococa para discutir novos projetos de investimento. Kassab quer fazer do Ministério a porta de entrada dos prefeitos no governo federal.

21/03/2015

FacebookWhatsAppTwitter
Em Franca, reunião com os prefeitos do Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana

Em Franca, reunião com os prefeitos do Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana

Prefeitos das regiões de Franca e Mococa, no interior de São Paulo, participaram neste sábado (21) de reuniões com o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, onde tiveram oportunidade de expor os problemas enfrentados pelos seus municípios e propor investimentos para atender às demandas da população. Nesses encontros, Kassab reiterou sua disposição de fazer com que o Ministério das Cidades seja a porta de entrada dos prefeitos no governo federal, ajudando-os a encaminhar suas reivindicações e também no esclarecimento de dúvidas e no planejamento do desenvolvimento urbano.

Segundo o ministro, os relatos levados pelos prefeitos mostram que vem se tornando cada vez mais urgente uma revisão do pacto federativo. “Os municípios vêm enfrentando dificuldades cada vez maiores, pois nos últimos anos foi transferido a eles um grande número de responsabilidades sem que isso viesse acompanhado de recursos. Muitos estão quebrados e, se nada mudar, muitos outros irão quebrar”, disse Kassab.

Veja aqui matéria da EPTV sobre o encontro em Franca

Por isso, continuou, “é insustentável não fazermos o mais rápido possível um novo pacto federativo, rediscutindo responsabilidades e recursos disponíveis. Os Estados e municípios precisam de mais dinheiro, mas não podemos aumentar impostos, porque ninguém aguenta pagar mais. Isso tudo precisa ser avaliado de um modo muito sério, porque em caso contrário teremos graves problemas nos próximos anos”.

Marcos Ferreira, presidente do COMAM

Marcos Ferreira, presidente do COMAM

Nas reuniões deste sábado, o ministro deu prosseguimento à maratona de encontros que vem realizando desde que tomou posse no Ministério, no início de janeiro. Desde então, ele já visitou 15 Estados da Federação, onde se encontrou com governadores e prefeitos; recebeu dirigentes estaduais e municipais em seu gabinete em Brasília; e esteve ainda em diversas cidades do interior do País, nas quais se encontrou com dezenas de prefeitos.

Nessas reuniões, Kassab tem sido acompanhado por secretários e técnicos do Ministério das Cidades, facilitando a aproximação das equipes de forma a agilizar a tramitação dos processos para dar mais rapidez e eficiência às obras e à aprovação de novos projetos.

Em Franca, onde esteve na manhã de sábado, Kassab se reuniu com os prefeitos do COMAM, Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana, cujo presidente é o prefeito de Patrocínio Paulista, Marcos Ferreira. Para o dirigente municipal, a visita do ministro foi de grande importância para alavancar a discussão sobre as dificuldades que hoje afetam a vida da população. “Kassab já esteve em nossa região outras vezes e sempre disse que manteria contato com as cidades, em qualquer cargo que ocupasse. Muita gente não acreditava, mas ele mostrou que estava falando sério e que está junto conosco para enfrentar os problemas que temos”, disse Ferreira.

O prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, lembrou que “é nos municípios que explodem as demandas da população e é o prefeito que sofre por não conseguir atender aos anseios dos cidadãos”. Por isso, explicou, “é muito importante ter a presença do ministro aqui para ouvir as nossas preocupações, com tranquilidade, sem atropelos”.

Nas reuniões deste sábado, o ministro esteve acompanhado do secretário nacional de Programas Urbanos do Ministério, Luís Ramos.

Mococa: Edna Maziero, Kassab e Guilherme Campos no encontro com prefeitos do COMDERG

Mococa: Edna Maziero, Kassab e Guilherme Campos no encontro com prefeitos do CONDERG

Acompanhado também pelo ex-líder da bancada do PSD na Câmara dos Deputados, Guilherme Campos, o ministro Gilberto Kassab seguiu depois para Mococa, para reunião com os prefeitos dos municípios que compõem o CONDERG, Consórcio de Desenvolvimento da Região de Governo de São João da Boa Vista.

Ele foi recebido pela prefeita da cidade, Maria Edna Maziero, do PSD, e reuniu-se com os dirigentes municipais da região para repassar os projetos em andamento e discutir novas parcerias entre as cidades e o Ministério. Os projetos apresentados serão encaminhados para os técnicos do Ministério, em Brasília, para que sejam protocolados e eventuais ajustes sejam discutidos diretamente com as prefeituras.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter