Otto Alencar diz que afluentes do São Francisco estão comprometidos por esgoto e assoreamento

Senador do PSD da Bahia lembra que não há muito a comemorar no próximo domingo, Dia Mundial da Água. Um dos principais rios brasileiros, segundo ele, está agonizando.

20/03/2015

FacebookWhatsAppTwitter
O senador Otto Alencar

Otto Alencare está preparando um projeto de lei determinando que qualquer transposição de bacia seja feita somente depois que o rio doador das águas for totalmente revitalizado.

Ao lembrar que no dia 22 de março, próximo domingo, comemora-se o Dia Mundial da Água, o senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, chamou atenção para a crise hídrica brasileira e a difícil situação pela qual passa o Rio São Francisco.

Em discurso no Plenário do Senado nesta quinta-feira (19), o parlamentar lembrou que praticamente todos os afluentes do rio, que corta cinco Estados, estão comprometidos pelo despejo de esgoto, assoreamento e destruição de mata ciliar.

Otto afirmou que o consumo de água aumenta todos os anos, mas nenhum governo, seja federal ou estaduais, se deu conta ainda da importância de investir na preservação de nascentes, riachos e afluentes.

“De ponta a ponta, no São Francisco, o que se vê são matas ciliares derrubadas”, apontou o senador. “Quando chega à Bahia, o rio já vem trazendo todo tipo de sedimentos e detritos. A situação é tão grave que o Lago de Sobradinho está com 20% de capacidade e se não tiver chuva constante até o fim de abril, é bem provável que em novembro possamos ver o fundo do lago”.

O senador informou que está preparando um projeto de lei determinando que qualquer transposição de bacia seja feita somente depois que o rio doador das águas for totalmente revitalizado.

“No Orçamento de 2015 tem muito mais dinheiro para transposição do que para revitalização. Só que não haverá água nos canais do São Francisco se ele não for revitalizado”, alertou.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter