Prefeito de Florianópolis comemora concessão do aeroporto

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, do PSD, comemorou a confirmação de que o aeroporto Hercílio Luz, da capital de Santa Catarina, está entre os que o Governo Federal vai entregar à iniciativa privada. “Agora teremos um aeroporto funcionando num modelo que deu certo”, disse. O anúncio de que o Hercílio Luz estava no […]

25/03/2015

Aeroporto Hercílio Luz: privatização a caminho

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, do PSD, comemorou a confirmação de que o aeroporto Hercílio Luz, da capital de Santa Catarina, está entre os que o Governo Federal vai entregar à iniciativa privada. “Agora teremos um aeroporto funcionando num modelo que deu certo”, disse. O anúncio de que o Hercílio Luz estava no rol dos escolhidos foi feito na segunda-feira (23) pelo ministro do Desenvolvimento, Nelson Barbosa.

Cesar Junior lembrou que a inclusão do aeroporto se deveu principalmente aos pedidos que ele e o governador Raimundo Colombo, também do PSD, levaram em janeiro ao ministro Eliseu Padilha, da Secretaria da Aviação Civil, que prometeu encaminhar a demanda à presidente Dilma Rousseff.

Em janeiro, o prefeito havia voltado de Brasília bastante esperançoso com a concessão. “Ainda falta ser chancelado pela presidente, mas está praticamente certo”, afirmou na época. “Hoje, o Hercílio Luz não tem passageiros, tem vítimas”, ele havia dito, em referência à precariedade das instalações frente a demanda de usuários do principal terminal de passageiros de Santa Catarina.

“Florianópolis é reconhecida como destino de alto padrão, e inclusive está aumentando a procura dos europeus por nossa cidade, mas nosso turismo esbarra nessa falta de um voo direto com a Europa. Os europeus voltaram a viajar muito, mas nos falta essa conectividade aérea, e os turistas acabam optando por São Paulo, Rio e algumas cidades nordestinas que têm essa ligação direta”, disse. Para ele, nem a reforma do Hercílio Luz como está sendo feita solucionaria essa deficiência, “pois o projeto já está defasado em relação às nossas necessidades”. O aeroporto, segundo o prefeito, já nasceria velho, abaixo da capacidade.