Projeto aumenta segurança de alunos no transporte escolar

Proposta do deputado Moreira Mendes (RO) (foto) obriga a presença de monitor com conhecimentos em primeiros socorros durante o percurso desses veículos: “O motorista não tem como cuidar das crianças", afirmou.

21/01/2015

FacebookWhatsAppTwitter
O líder Moreira Mendes (RO) - Foto: Cláudio Araújo

O líder Moreira Mendes (RO) – Foto: Cláudio Araújo

Com base na sugestão de um jovem visitante da Câmara dos Deputados, o líder da bancada do PSD, Moreira Mendes (RO), apresentou proposta que visa proporcionar mais segurança aos alunos que usam transporte escolar. O Projeto de Lei 5.596/09, de sua autoria, obriga a presença de um monitor com conhecimentos em primeiros socorros durante todo o percurso desses veículos.

A proposta, que altera o Código de Transito Brasileiro, já foi aprovada na Comissão de Seguridade Social e Família e aguarda parecer das comissões de Viação e Transporte (CVT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Leia também no PSD Câmara

O parlamentar conta que a medida foi apresentada a partir da sugestão de uma criança que participou do Plenarinho, programa que busca aproximar as crianças das atividades legislativas e todos os anos traz estudantes para viverem a experiência parlamentar na Câmara. “Apenas subscrevi a proposta. O autor intelectual é uma criança de 11 anos”, declarou.

Mendes enfatiza a necessidade da figura de um monitor para cuidar das crianças, enquanto o motorista não pode assumir tal função. “O motorista não tem como cuidar das crianças e da sua missão de dirigir o veículo, função que deve executar com muito mais cuidado que qualquer outro motorista, porque transporta crianças e não pode ficar olhando para trás ou lidar com as situações adversas que possam surgir.”

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter