Projetos na área da saúde são prioridade de Silas Câmara, reeleito pelo Amazonas

Defensor incansável do Sistema Único de Saúde (SUS), deputado quer aprovar emenda que resolve definitivamente a questão do financiamento ao sistema, além de insistir na inclusão da saúde como beneficiária dos recursos provenientes dos royalties do pré-sal.

14/10/2014

FacebookWhatsAppTwitter

O deputado Silas Câmara

Em fevereiro de 2015, o deputado Silas Câmara​, do PSD do Amazonas,​ entrará no seu 17º ano de mandato como deputado federal. Após obter expressiva votação ​na eleição de 5 de outubro, o deputado planeja priorizar projetos para a área de saúde neste próximo período de atuação parlamentar. Defensor incansável do Sistema Único de Saúde (SUS), Silas diz que irá se empenhar para garantir a regulamentação da Emenda Constitucional 29 que, segundo ele, resolverá definitivamente a questão do financiamento ao sistema, aumentando os recursos federais através de receita corrente bruta e obrigando os governos estaduais a investir o mínimo de 12% e os municipais, 15%.

Além disso, o parlamentar garante que continuará defendendo a inclusão da saúde como beneficiária dos recursos provenientes dos royalties do pré-sal.

Ainda neste segmento, Silas tem propostas que beneficiam as mulheres, as famílias e os idosos. Como defensor da Lei Maria da Penha e da participação igualitária de homens e mulheres nos espaços de poder e decisão, Silas quer assistentes sociais nas equipes do Programa Saúde da Família, a consolidação da Política Nacional de Ação Integral à Saúde da Mulher, atendimento médico domiciliar aos idosos e a expansão e fortalecimento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), de forma a reforçar o atendimento a dependentes químicos e aumentar os recursos do SUS para saúde mental.

Especificamente para o Amazonas, Silas tem diversas ideias, como o estímulo à criação de polos tecnológicos, mais recursos para a construção de aterros sanitários, ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida, defender a renegociação de dívidas de agricultores e investir sobretudo no turismo local, que gera empregos e aquece a economia. “O artesanato, por exemplo, reforça nossas tradições culturais e gera renda”, explica o deputado, que pleiteia turismo ecológico e permanente no Estado. “Continuaremos trabalhando por mais mudanças e melhorias para o Estado e o bem estar de nossa gente”, concluiu.

No período entre 2010 e 2014, o parlamentar do PSD defendeu não apenas projetos para o Amazonas, mas também para toda a sociedade. Por isso, apareceu entre os 100 deputados com melhor desempenho na Câmara, segundo o ranking Atlas Político, uma ferramenta que avalia o trabalho dos parlamentares brasileiros.

Uma de suas principais vitórias no atual mandato foi a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição que prorroga os benefícios tributários da Zona Franca de Manaus até 2073. Outras causas ainda continuam em andamento e serão bandeiras pelos próximos 4 anos, como é o caso da criação de leis que normatizam a pesca artesanal e regras que definam a exploração sustentável de minérios na região amazônica. Entre suas propostas, por exemplo, está o estímulo à exploração de fósforo e potássio em solo amazonense.

Ele se reelegeu com 166.281 votos, o que representa um crescimento de 30,8% em relação ao desempenho obtido nas eleições de 2010. Silas foi o segundo parlamentar mais votado do Amazonas, arrebatando 10,03% dos votos válidos.

​Junto com Silas Câmara, o PSD ​reelegeu​ também​, no Amazonas, o deputado federal Átila Lins.​ ​Além deles, o ex-governador Omar Aziz foi eleito senador para o período 2015-2023.

Para a Assembleia Legislativa do Amazonas foram eleitos quatro deputados do PSD: Josué Neto, Ricardo Nicolau, David Almeida e Francisco do Nascimento Gomes, conhecido como Dr. Gomes.

 

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter