PSD é a quarta força política também nas assembleias estaduais

O partido terá nos Estados 70 deputados, oito a mais do que o PSB. Em Minas, o PSD elegeu quatro deputados estaduais: Dr. Wilson Batista, Cássio Soares, Duarte e Fábio Cherem (foto).

21/10/2014

Plenário do Palácio da Inconfidência

Assim como na Câmara dos Deputados, o PSD saiu das eleições deste ano também como a quarta força política nas assembleias estaduais. A informação é do jornal Estado de Minas, em reportagem publicada neste fim de semana, na qual mostra que as Assembleias Legislativas eleitas nos Estados terão a partir de 2015 uma composição semelhante à da nova Câmara Federal.

Da mesma forma que em Brasília, os legislativos estaduais terão um grande número de legendas, sete a mais do que as que conseguiram eleger parlamentares em 2010. Dos 32 partidos registrados na Justiça Eleitoral, 29 terão assento nas Assembleias, segundo levantamento realizado pela União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale).

As quatro maiores bancadas da Câmara dos Deputados também repetem a mesma posição nas Assembleias nos Estados. O PMDB continua sendo o partido com o maior número de deputados estaduais (143), seguido por PT (108) e PSDB (97). O PSD, legenda criada em 2011, é a quarta maior nos Estados, assim como na Câmara. O partido terá nos Estados 75 deputados, oito a mais do que o PSB, legenda da ex-senadora Marina Silva (AC), derrotada no primeiro turno das eleições. Em Minas, o PSD elegeu quatro deputados estaduais: Dr. Wilson Batista, Cássio Soares, Duarte e Fábio Cherem.

Com a pulverização dos partidos, o DEM, que já foi uma das maiores legendas do País, foi a legenda que mais perdeu deputados. Passou de 79 deputados estaduais eleitos em 2010 para 45, ou 34 a menos, o que representa uma queda de 43% em relação a 2010. A segunda maior redução (22,8%) foi do PT, que perdeu 32 parlamentares, passando de 140 para 108. O PSDB diminuiu em 9,3% sua bancada de estaduais, passando de 107 para 97.

Entre as legendas já existentes na disputa de 2010, o PDT foi o que mais cresceu. O partido fez 59 deputados, 10 a mais do que na disputa anterior, o que representa um aumento de 20%. O PSB também aumentou sua bancada e passou de 56 para 62 parlamentares, e o PPS agora tem 23, dois a mais. Além dessas maiores legendas, somente os nanicos que já existiam na eleição passada cresceram. Entre os que conseguiram aumentar sua bancada estão PSC, PRB, PHS, PSL, PPS, PTN, PSL, PRP, PTC e PSDC.