PSD reúne especialistas para debater programa “Mais Médicos para o Brasil”

Evento terá a participação do deputado Eleuses Paiva, ex-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Associação Paulista de Medicina; Florentino Cardoso, atual presidente da AMB; e o cardiologista Roberto Luiz d’Avila, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM).

18/07/2013

FacebookWhatsAppTwitter

O deputado Eleuses Paiva

O programa Mais Médicos para o Brasil, anunciado pelo governo federal no último dia 8 e em discussão no Congresso Nacional neste momento, será tema de mais um debate do ciclo “Desatando os nós que atrasam o Brasil”, na próxima segunda-feira (22), em São Paulo. O encontro é promovido pelo Espaço Democrático – a fundação de estudos e formação política do PSD – e será transmitido ao vivo pelo site do partido (www.psd.org.br) a partir das 19h (horário de Brasília).

Este será o 12º debate realizado pelo Espaço Democrático desde março do ano passado, quando a série foi iniciada. Antes dele foram debatidos temas como educação, habitação, infraestrutura segurança pública e parcerias público-privadas, entre outros. O encontro Saúde – “Mais Médicos para o Brasil” é a solução? reunirá especialistas em políticas públicas de saúde.

O deputado federal Eleuses Paiva (PSD-SP) é um dos mais ativos parlamentares da chamada bancada da saúde. Ex-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Associação Paulista de Medicina, é profundo conhecedor da Medida Provisória 621, que trata do programa “Mais Médicos para o Brasil”. Coordenador do Conselho Temático de Saúde do Espaço Democrático, Paiva está em seu segundo mandato como deputado federal.

Outro debatedor é o cardiologista Roberto Luiz d’Avila, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM). Professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), d’Avila trabalhou 35 anos no antigo INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social) – e também no SUS. É mestre em Neurociências e Comportamento. No CFM coordenou importantes comissões, como a que foi responsável pela revisão do Código de Ética Médica.

o cardiologista Roberto Luiz d’Avila, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Em recente entrevista ao Programa do Jô, da TV Globo, d’Avila comentou sobre um dos pontos polêmicos do programa Mais Médicos para o Brasil, o que prevê o recrutamento de profissionais do exterior: “Não sou contra a vinda deles, mas é necessário que passem pela avaliação formal, o Revalida, que foi criado pelo próprio governo, por meio dos ministérios da Educação e da Saúde.

Florentino Cardoso, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), é outro participante. Recentemente foi um dos debatedores de outro encontro sobre a área de saúde realizada pelo Espaço Democrático, Saúde do Cidadão – Diagnóstico e Tratamento, sobre a crise decorrente da falta de financiamentos para o setor.

Na época, Cardoso alertou sobre o grave quadro pelo qual passa a saúde pública brasileira: “O governo federal participa com 45% dos recursos públicos aplicados em saúde, que são complementados por Estados e Municípios. Antes, esse percentual era de 65%, o que mostra que vivemos em uma situação na qual quem mais arrecada, investe menos, sacrificando Estados e Municípios”, destacou.

Florentino Cardoso, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB).

O diretor da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e do Hospital das Clínicas da FMUSP, José Otávio Costa Auler Junior, também fará parte do time de debatedores. Ele é professor titular da Disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina da USP e membro do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas, além de vice-diretor da Faculdade de Medicina da USP e presidente do Conselho Diretor do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira.

 

Doutor José Eduardo Lutaif Dolci

José Eduardo Lutaif Dolci, diretor do curso de Medicina e também Coordenador Geral dos Cursos Stricto Sensu da Coordenadoria de Pós Graduação e Pesquisa da Santa Casa de São Paulo, também participa do debate. Ele é membro do BOARD of Directors da International Federation of Othorrinolaringology Societies e atual Presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial.

O ciclo “Desatando os nós que atrasam o Brasil” vem sendo realizado pelo PSD desde março do ano passado, quando ocorreu o primeiro dos 11 debates realizados até agora, Privatização, Concessão e PPPs. Todos os encontros são parte de um processo inovador adotado pelo partido na elaboração de seu programa: em vez de apresentar ao País um texto feito por um pequeno grupo de especialistas e políticos, o PSD optou por estimular e atrair a participação das pessoas – filiados ou mesmo simpatizantes – na formulação de propostas. Todas elas serão discutidas durante a elaboração do programa.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter