PSD reúne militantes do Rio para conhecer e debater suas propostas

 Criados para difundir as propostas do Partido Social Democrático (PSD) entre militantes de todo o País e debater as questões nacionais e regionais que vão integrar seu programa partidário, os seminários do Espaço Democrático – fundação do partido para estudos e formação política – chegaram nesta sexta-feira (4) à sua quinta edição. Desta vez, o palco do evento foi o Rio de Janeiro, em um hotel da Zona Sul da cidade, onde se reuniram mais de 400 filiados e simpatizantes, além de lideranças políticas do Estado, para participar de palestras do vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif, presidente do Espaço Democrático, e de Indio da Costa, presidente do PSD – RJ.

 

Diante de uma plateia que reunia a maioria dos 14 deputados estaduais e seis federais do partido no Rio, além de muitos prefeitos e vereadores, Afif destacou que o PSD vem, por meio desses seminários – intitulados “PSD – Um Partido Ligado no Brasil” – construindo um projeto para o futuro do Brasil. “Estamos começando a construir um grande caminho de Nação”, afirmou, ao lembrar que o Espaço Democrático está trabalhando desde o final do ano passado com este objetivo. Este ano, já foram realizados seminários em Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Goiânia.

Afif comentou também, em sua palestra, a expectativa do partido em relação à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o aumento da participação do PSD no fundo partidário. “Estou otimista, acho que estamos prestes a ter uma decisão favorável”, afirmou, lembrando que, “se a lei diz que o mandato é do partido, com exceção da criação de nova sigla, os direitos acompanham o novo partido”.

Ele explicou aos participantes, vindos de todas as regiões do Rio, que a fundação Espaço Democrático tem como colaboradores empresários, executivos, acadêmicos, parlamentares e outras personalidades de expressão nacional que vêm debatendo diversos aspectos da vida nacional, com atenção especial aos gargalos que impedem o pleno desenvolvimento do País, para, em breve, apresentar uma proposta que servirá de base para as ações do partido em todas as instâncias. “Reunimos no Espaço Democrático inteligências que nos ajudam a pensar nosso conteúdo, mas queremos ouvir também nossos militantes de todo o País”, disse.

Para isso, contou o vice-governador paulista, o partido criou uma série de canais que permitem a interação e o debate de propostas por militantes de todo o País, por meio da internet. São instrumentos como o próprio site do partido (www.psd.org.br), a Rede 55, onde filiados e simpatizantes cadastrados podem debater ideias e propor soluções, espaços nas redes sociais e até aplicativos para smartphones. “Militantes digitais são fundamentais para nossas ações”, disse Afif ao explicar o funcionamento das ferramentas online do PSD.

A deputada estadual Miriam Rios vota na enquete do PSD

Outra ação do partido, explicou o presidente do Espaço Democrático, é a consulta a militantes cadastrados sobre questões de interesse nacional, através dos canais eletrônicos. Ele deu exemplos desse tipo de ação ao propor aos participantes do evento responder por meio de seus celulares, via SMS, à seguinte questão: “Quem, em sua opinião, deveria ficar com a maior parte dos recursos públicos – União, Estados ou Municípios?”. A resposta chegou em poucos minutos. Para a grande maioria (83%) dos presentes são os municípios que devem ficar com a maior parte dos recursos, sendo que 12% citaram os Estados e apenas 5% a União. “Hoje”, informou Afif, “de todos os impostos arrecadados no Brasil, 60% ficam com a União e 40% com Estados e Municípios”.

O presidente do PSD – RJ, Indio da Costa, destacou em sua palestra que essa disposição para ouvir os filiados e militantes é um grande diferencial do partido. “Não somos um partido criado em gabinetes, nos fizemos ouvindo as pessoas”, afirmou o ex-deputado federal.

Apresentação do projeto "Arte de todo lugar"

No final do evento, os participantes assistiram a uma apresentação do projeto “Arte de todo lugar”, que realiza trabalhos de inclusão de pessoas com deficiência através de atividades artísticas.

No período da tarde, após o seminário, Afif, Indio e outros representantes do partido fizeram visitas a autoridades e veículos de comunicação, com o objetivo de apresentar e debater as propostas do PSD.

3 Comentários

  1. MARCELO PIETRELLI

    Foi muito boa a palestra do Guilherme Afif , sempre que ocorrer eventos como este por favor convide – nos. Gostaríamos que mantivesse-nos informados a respeito do partido. Um abraço.

  2. EDILMAR DE OLIVEIRA SILVA

    EXCELENTE, INFORMATIVO E PARA A MAIORIA DOS PRÉ CANDIDATOS DO PARTIDO, É UMA FORMA DE INTERAGIR MOS COM NOSSOS LÍDERES!

  3. JORGE MARQUES

    boa noite, queridos amigos! gostaria, de participar do seminário que sera realizado nesta semana no RIO DE JANEIRO. no dia 07 e 08 de agosto como faço para participar. deste seminário desta semana obrigado. cordial mente. JORGE MARQUES. 8029-8489

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado
Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>