Otto comandará Comissão de Meio Ambiente do Senado

Definição dos presidentes das comissões permanentes da Casa resgatou tradição do Senado, de respeitar proporcionalidade das legendas.

27/02/2015

O senador baiano Otto Alencar, do PSD, será o presidente de uma das comissões permanentes do Senado, a de Meio Ambiente (CMA). Alencar é um dos quatro senadores do partido. Além dele, o PSD está representado na Casa por Omar Aziz, do Amazonas, Sérgio Petecão, do Acre, e Hélio José, do Distrito Federal.

A definição sobre a titularidade das comissões se deu por acordo de lideranças, resgatando uma tradição do Senado, de respeitar a proporcionalidade das legendas. Agora, os presidentes serão eleitos per aclamação e as comissões, instaladas.

Pela divisão acertada entre os partidos, o PMDB ficará com três comissões: Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Infraestrutura (CI) e Assuntos Sociais (CAS), além do Conselho de Ética da Casa. O PT terá dois colegiados: Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e Assuntos Econômicos (CAE). O PSDB ficará com a Comissão de Relações Exteriores (CRE). O PSB terá a Educação, o PDT a Ciência e Tecnologia, o DEM a Comissão de Desenvolvimento Regional e o PP, Agricultura e Reforma Agrária.