Thiago Peixoto quer levar modelo de sucesso da educação em GO para todo o País

Projeto implementado durante a gestão do deputado do PSD como secretário estadual elevou a educação do Estado de Goiás da 16ª para a 1ª colocação no Ideb.

20/10/2014

FacebookWhatsAppTwitter

Thiago Peixoto: conjunto de medidas bem sucedidas pode ser estendido para outros Estados brasileiros

Thiago Peixoto, deputado federal reeleito no último dia 5 pelo PSD em Goiás, quer aplicar em todo o País o projeto que elevou a educação do Estado de Goiás da 16ª para a 1ª colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O projeto foi implementado durante sua atuação como secretário da Educação do Estado de Goiás, entre2011 a2013.

O grande salto de qualidade na educação – primeiro lugar no Ensino Médio e segundo no Ensino Fundamental, segundo o Ideb – se deve a um conjunto de 25 medidas adotadas nas escolas estaduais e que agora servirão de exemplo para o deputado propor projetos que possam melhorar também a educação em outros Estados brasileiros. “Entender como estes projetos foram feitos e expandi-los pode fazer toda a diferença”, diz Thiago Peixoto.

Algumas das medidas foram copiadas de experiências positivas de outros Estados e até de outros países. Outras, adaptadas, como a que determina a escolha dos diretores das escolas. Antes era feita por meio de votação da comunidade. Agora, a comunidade continua sendo ouvida, mas foram criados critérios técnicos que selecionam os profissionais mais capacitados para exercer a função. Depois de aprovados, eles ainda fazem um curso, passam por avaliação e seguem para pós-graduação em gestão escolar.

Outra medida adotada que o deputado considera fundamental na educação é a padronização de um currículo escolar mínimo. O tema foi, inclusive, abordado no debate da Band, no dia 14, entre os candidatos à presidência, Dilma Rousseff e Aécio Neves. “Fizemos em Goiás um currículo referência que as escolas têm de seguir. Isso garante o mínimo de conteúdo que deve ser dado aos alunos de cada série, naquele ano”, explica ele.

A política de bônus também ajudou na elevação da qualidade do ensino, segundo o deputado. Os professores que tiverem o melhor desenvolvimento ganham remuneração extra. A avaliação é feita com base no desempenho dos alunos. “Quero transformar tudo isso em política nacional”, diz ele.

Além da educação, Thiago quer cuidar do meio ambiente. Ele faz parte da Comissão de Mudanças Climáticas, de deputados e senadores, e pretende atuar nos próximos anos em fortes projetos de sustentação ao Cerrado, região que tem sofrido nos últimos anos com o grande desmatamento.

Thiago Peixoto foi reeleito deputado federal com 79.666 votos. É o seu segundo mandato consecutivo. Em 2006 foi eleito deputado estadual, mas se licenciou quando assumiu a Secretaria de Governo da Prefeitura de Goiânia. Em 2010 concorreu ao cargo de deputado federal e foi eleito, mas se licenciou logo no início do mandato para assumir a Secretaria de Educação do Estado de Goiás, época em que implantou seu projeto de educação.

Em Goiás, o PSD elegeu, além de Thiago Peixoto, mais um deputado federal: Heuler Cruvinel. Para a Assembleia Legislativa do Estado o partido elegeu cinco deputados: Lincoln Tejota, Virmondes Cruvinel, Diego Sorgatto, Francisco Jr. e Lissauer Vieira.

 

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter