Vice-prefeita do PSD denuncia que é vítima de preconceito no exercício da política

Em pouco tempo no cargo deixou de ser convidada a participar das reuniões e perdeu o suporte para exercer sua função, chegando ao extremo de ter todos os funcionários de seu gabinete exonerados.

15/12/2014

FacebookWhatsAppTwitter

A vice-prefeita Edna Gomes

Mulheres ainda ganham menos que os homens no exercício das mesmas funções e ocupam cargos de nível inferior ainda que sejam mais bem qualificadas que eles, de acordo com estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2012, em todo o Brasil. Elas recebem cerca de 30% menos que os homens em cargos de nível médio e 40% menos em cargos de nível superior.

Além da questão salarial, há uma série de outras dificuldades. Os assédios sexual e moral, por exemplo, fazem parte da rotina de muitas mulheres no ambiente de trabalho, seja privado ou público.

O caso da pernambucana Edna Gomes, de 51 anos, vice-prefeita do município de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, pelo PSD, revela as dificuldades cotidianas das mulheres no exercício da política. Edna está há 20 anos na política e foi eleita em 2012, ao lado do prefeito José Ivaldo Gomes, o Vado da Farmácia, do PSB.

Em pouco tempo no cargo deixou de ser convidada a participar das reuniões e perdeu o suporte para exercer sua função, chegando ao extremo de ter todos os funcionários de seu gabinete exonerados. O desrespeito também aparecia nos documentos encaminhados a ela. “Tive que solicitar, por meio de ofício, a colocação do gênero feminino quando se referiam a mim, pois durante dois anos continuavam a mandar documentos para mim como vice-prefeito e não vice-prefeita”, desabafa Edna.

Mesmo com toda dificuldade enfrentada, Edna se mantem no cargo porque acredita que é a mudança depende da participação ativa na política partidária, ocupando cargos no Executivo e no Legislativo: “Precisamos ser protagonistas e deixar de ser coadjuvantes”, conclui.

O PSD Mulher, coordenado nacionalmente pela ex-vice-prefeita de São Paulo Alda Marco Antonio, luta contra diferenças como esta por meio de discussões sobre o tema. O propósito é reunir militantes e mulheres interessadas em fazer parte da política nacional, estadual e municipal e conscientizar as pessoas.

O relato emocionado de Edna Gomes foi apresentado a mais de 100 mulheres no 1º Encontro do PSD Mulher, realizado em Natal, no Rio Grande do Norte, no final de novembro, com a presença de representantes dos nove Estados do Nordeste. Esse encontro foi o primeiro de uma série que tem o objetivo de divulgar a necessidade da participação das mulheres na política e iniciar a implantação do segmento feminino no PSD dos Estados e Municípios.

FacebookWhatsAppTwitter

  1 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter