Educação pública é tema de debate do PSD na internet

Evento será realizado pelo Espaço Democrático no dia 29 de abril, com transmissão ao vivo pela internet.

24/04/2013

FacebookWhatsAppTwitter

A qualidade da educação pública brasileira é tema do debate que o Espaço Democrático – fundação do PSD para estudos e formação política – realiza na próxima segunda-feira (29), a partir das 19 horas (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela internet, no site do partido (www.psd.org.br).  Filiados e militantes do PSD, assim como qualquer pessoa interessada no tema, poderão enviar perguntas e sugestões em tempo real.

“Educação – Currículo, Gestão e Inovação” é o oitavo encontro do ciclo de debates “Desatando os nós que atrasam o Brasil”, iniciado em dezembro do ano passado. Desde então, foram tratados alguns dos mais importantes assuntos de interesse do País, entre os quais pacto federativo, segurança, infraestrutura e saúde. As ideias poderão integrar o programa do PSD, que será validado ainda este ano em convenção nacional da legenda.

Thiago Peixoto

Os debatedores desta segunda-feira procurarão responder a uma questão central em toda a discussão em torno da qualidade da educação pública brasileira: o que deve mudar nas escolas para que os jovens de hoje tenham um futuro melhor?  Participam os especialistas Denis Mizne, Guiomar Namo de Mello e Thiago Peixoto. A coordenação será de Alexandre Schneider, ex-secretário municipal de Educação de São Paulo e coordenador do Conselho de Educação do Espaço Democrático.

O diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, um dos debatedores, é advogado formado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor visitante no Human Rights Advocates Program da Universidade de Columbia e Yale World Fellow da Universidade de Yale. Fundou e preside o Conselho do Instituto Sou da Paz e é integrante do Conselho da Fundação Roberto Marinho e do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas).

A Fundação Lemann é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2002 pelo empresário brasileiro Jorge Paulo Lemann com o propósito de contribuir para melhorar a qualidade do aprendizado dos alunos brasileiros e formar uma rede de líderes transformadores.

A educadora Guiomar Namo de Mello

A educadora Guiomar Namo de Mello é outra participante do debate. Desde 2005 é diretora da EBRAP (Escola Brasileira de Professores), empresa pela qual presta consultoria e tem iniciativas e projetos de formação de professores e desenvolvimento curricular na  educação básica. 

Guiomar é formada Pedagogia pela USP, tem mestrado e doutorado em educação pela PUC-SP e pós-doutorado no Institute of Education da London University. Trabalhou  em escolas públicas estaduais e foi pesquisadora na Fundação Carlos Chagas, onde dedicou-se ao estudo da educação como política pública. Entre 1982 e 1985, durante a gestão de Mario Covas como prefeito de São Paulo, foi secretária Municipal de Educação.  Foi deputada estadual em São Paulo entre 1986 e 1989 e trabalhou no Banco Mundial e no BID, em Washington, de 1991 a 1997, ano em que voltou ao Brasil para ser diretora executiva da Fundação Victor Civita, organização sem fins lucrativos mantida pelo Grupo Abril.

Thiago Peixoto, o terceiro debatedor do encontro, é economista formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Universidade da Califórnia. Foi deputado estadual em Goiás (eleito em 2005) e secretário de Governo da Prefeitura de Goiânia (entre 2008 e 2010). Em 2010, elegeu-se deputado federal, mas aceitou o convite do governador Marconi Perillo (PSDB) para ser secretário da Educação do Estado de Goiás.

Ciclo de Debates “Desatando os nós que atrasam o Brasil”

Educação – Currículo, Gestão e Inovação
O que deve mudar nas escolas para que os jovens de hoje tenham um futuro melhor?
Data: 29 de abril de 2013
Horário: 19h (horário de Brasília)
Ao vivo no site www.psd.org.br

 

FacebookWhatsAppTwitter

  4 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter