Marcos Montes na presidência da Frente Agropecuária

Deputado do PSD de Minas avalia que "debate em torno do trabalho escravo vai exigir tempo e responsabilidade na próxima legislatura”.

26/11/2014

O deputado Marcos Montes

A partir de fevereiro de 2015 o deputado federal Marcos Montes (MG), vice-líder do PSD, assumirá a presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Escolhido, nesta terça-feira (25), durante reunião do colegiado, Montes destacou a importância de comandar uma das bancadas mais influentes do Congresso Nacional. Ele ressaltou ainda que trabalhará para o fortalecimento da classe produtora e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Sei que os desafios são muitos e estou disposto a enfrentá-los. Terminamos esse ano em meio a uma batalha muito dura, a PEC 215/00, que é a da demarcação das terras indígenas. Em 2015, teremos uma demanda tão significativa quanto, que é a questão trabalhista. O debate em torno do trabalho escravo vai exigir tempo e responsabilidade. Vai ser um processo de envolvimento com toda a sociedade, principalmente, para explicar a diferenciação da aplicação da lei no campo e na cidade”, justificou o parlamentar.

Montes enfatiza que o Mapa merece maior destaque no governo. “Ele (Mapa) precisa sentar à mesa e negociar com os principais ministérios. Sabemos, por exemplo, que o setor é responsável pelo equilíbrio da balança comercial. Os números atestam a necessidade desse reconhecimento.”

O parlamentar destacou que também buscará desmistificar preconceitos. “Queremos a produção aliada ao desenvolvimento sustentável. Ninguém quer derrubar árvores ou sacrificar indígenas, como muitos apregoam. O que queremos é dar dignidade a eles. Também não vamos defender trabalho escravo nas fazendas. O que precisamos é de uma legislação que possa abranger o agronegócio, atividade que tem características específicas”, afirmou.

Marcos Montes ressaltou ainda que o setor responde por 25% do Produto Interno Bruto (PIB) e cerca de 40% dos empregos formais no país.

A nova diretoria da FPA toma posse no dia 24 de fevereiro de 2015.