Prefeita do PSD Mulher reverte caos financeiro em General Carneiro, no Mato Grosso.

Em 2 anos, Magali Vilela equacionou as dívidas da pequena cidade mato-grossense, entregou diversas obras novas e ainda foi eleita presidente da associação regional de municípios com potencial turístico.

21/01/2015

facebook_1421686711211_resized (1)

A prefeita Magali Vilela trabalhou duro, renegociou dívidas e conseguiu reverter a situação.

Choque de gestão. Essa foi a solução que a prefeita Magali Vilela (PSD-MT) adotou para enfrentar a caótica situação financeira que encontrou ao assumir a prefeitura de General Carneiro, cidade de 5.400 habitantes, no interior do Mato Grosso, no início de 2013. Integrante do PSD Mulher, eleita este ano presidente da Associação dos Municípios com Potencial Turístico de Mato Grosso (Amptur), ela mostrou que sabia o que estava fazendo: em 2 anos resolveu os problemas mais graves e está dando nova cara ao município.

General Carneiro estava inadimplente desde 2003 e não conseguia a liberação de recursos estaduais e federais. Para colocar ordem na casa e voltar a receber as verbas, ganhando condições para implantar novos projetos, a prefeita trabalhou duro, renegociou dívidas e conseguiu reverter a situação.

A cidade já voltou a receber verba para projetos fundamentais, como transporte e merenda escolar, e também a fazer convênios, que possibilitaram, por exemplo, a instalação de Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Nesses dois anos, Magali construiu uma nova sede para a Prefeitura, 7 escolas indígenas, 2 novas UBSs e a reforma de outra, iniciou as obras do pórtico da cidade, de 3 praças e a instalação da iluminação em uma nova avenida. Também adquiriu um novo ônibus e aguarda a liberação para a construção de uma quadra poliesportiva.

O olhar cuidadoso da prefeita está mudando a cara da cidade e a vida daquela população. “Tenho uma visão mais humana e acho que a política precisa disso em todo o País”, defende Magali. Ela acredita que muitos dos problemas existentes nas cidades são decorrentes da ausência da mulher na política, que enxerga a sociedade diferentemente do homem.

A economia de General Carneiro gira basicamente em torno da agropecuária e o artesanato local também é representativo, com sua cerâmica e móveis em marchetaria. Cerca de 50% da população é composta por índios das etnias xavante e bororo.

Na Amptur, Magali tem como metas a promoção do artesanato e das praias de água doce da região para atrair turistas. “Temos um barro de boa qualidade para cerâmica em geral, temos as aldeias e o Museu Indígena, além de belíssimas praias”, comenta.

Ala feminina

Magali é uma das 7 prefeitas que o PSD elegeu no Mato Grosso nas eleições de 2012. As outras seis são: Ilma Grisoste Barbosa (Sapezal), Railda de Fatima Alves (Nova Nazaré), Solange Keidloro (Nova Bandeirantes), Raquel Campos (São José do Xingu), Maria Manea (Lambari D’Oeste) e Jane Maria Sanchez Lopes (Poxoréo). Além delas, o PSD elegeu ainda quatro vice-prefeitas e 34 vereadoras.

PSD Mulher MT

O PSD Mulher do Mato Grosso surgiu em dezembro de 2011. A coordenadora estadual Vanice Marques, contadora e auditora, vem atuando pelo fortalecimento do partido na região desde então. Vanice já foi secretária de Estado de Turismo de Mato Grosso, em 2010, e secretária-adjunta de Estado de Educação, em 2013. Ela diz que sua proposta é fortalecer e ampliar a participação feminina na política do Estado. “Nossa atuação é na articulação e na busca de lideranças femininas políticas para o envolvimento na defesa das causas sociais e do empreendedorismo”, diz ela.