PSD faz festa em Goiânia para comemorar aniversário e debater propostas

Seminário do Espaço Democrático reuniu prefeitos, deputados, vereadores e secretários na Capital goiana.

26/03/2012

Evento reuniu lideranças políticas, entre prefeitos, deputados, vereadores e secretários.

Cerca de 1.000 pessoas participaram, na manhã desta terça-feira (26/3), em Goiânia, da quarta edição do Seminário “PSD – Um Partido Ligado no Brasil”, que fez parte das comemorações pelo primeiro aniversário do partido em Goiás. Aberto pelo presidente do diretório estadual, deputado federal Vilmar Rocha (PSD-GO), o evento teve também palestra do presidente do Espaço Democrático – fundação do partido para estudos e formação política –, o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif.

Vilmar Rocha lembrou que o PSD foi lançado em Goiás no dia 26 de março do ano passado, durante visita do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, e que, nesses 12 meses, ganhou muita consistência. “Temos aqui, neste seminário, cerca de 40 prefeitos, muitos vereadores, deputados estaduais e federais, representantes de diretórios ou comissões provisórias da maioria das cidades goianas”, afirmou, lembrando que o partido estará presente este ano nas campanhas eleitorais de todas as cidades mais importantes do Estado.

Vilmar Rocha: PSD disputará eleições nas cidades mais importantes do Estado

Em sua palestra, Guilherme Afif explicou que os participantes do seminário em Goiânia foram cadastrados e agora já podem participar da Rede 55, criada pelo partido para que seus filiados e simpatizantes possam interagir e debater propostas. “Temos que conquistar espaço no campo das ideias, e não das ideologias”, disse o vice-governador paulista, lembrando que o PSD nasceu para ser um partido de centro, defendendo propostas como o voto distrital, a melhor distribuição dos impostos arrecadados entre os entes federativos (União, Estados e Municípios) e incentivos ao empreendedorismo.

Ele explicou que, diferentemente dos partidos tradicionais, onde os militantes só são chamados a participar durante as campanhas eleitorais, “o PSD aposta na militância online”. E adiantou: “Cada um dos militantes terá participação ativa em nosso projeto, pois poderá votar, dar sua opinião, criticar hoje, aqui e agora”.

Enquetes por celular: uma das formas de participação da militância online do PSD

Afif explicou ainda o funcionamento das diversas ferramentas digitais que o partido está colocando à disposição de seus filiados e simpatizantes, mostrando, por exemplo, que é possível realizar pesquisas instantâneas, por meio dos celulares. Durante a palestra, Afif propôs que o público respondesse, por SMS, à seguinte questão: “Quem, em sua opinião, deveria ficar com a maior parte dos recursos públicos: União, Estados ou Municípios?”. A resposta chegou em poucos minutos. Para 80% dos presentes, a maior parte dos recursos deve ficar mesmo é com os Municípios. No entanto, hoje, disse Afif, “60% dos recursos públicos ficam com o Governo Federal, enquanto os Municípios vivem de pires na mão”.

Vilmar Rocha apresenta os deputados federais e estaduais do PSD em Goiás

Na plateia, estavam presentes algumas das principais lideranças políticas do Estado, como os deputados federais do PSD Thiago Peixoto, Heuler Cruvinel e Armando Vergílio, além dos deputados estaduais Ademir Menezes, Cristóvão Tormin, Francisco Júnior, Frederico Nascimento, Itamar Barreto, Joaquim de Castro e Lincoln Tejota. Também participaram líderes empresariais e sindicais.

No período da tarde, após o seminário, o vice-governador Guilherme Afif visitou o governador goiano Marconi Perillo (PSDB), a quem agradeceu pelo apoio dado ao PSD.

Almoço com o governador Marconi Perillo no Palácio das Esmeraldas.