PSD pode eleger mais um governador e dois vices neste domingo

Robinson Faria deve ser eleito governador do Rio Grande do Norte; José Paulo Cairoli, vice-governador do Rio Grande do Sul e Renato Santana, vice-governador do Distrito Federal.

25/10/2014

Robinson Faria pode ser eleito governador do Rio Grande do Norte

O PSD sairá das eleições deste domingo (26) definitivamente consolidado com um dos grandes partidos políticos brasileiros.

Depois de reeleger Raimundo Colombo como governador de Santa Catarina, as pesquisas de intenção de voto indicam que Robinson Faria deverá ser escolhido governador do Rio Grande do Norte, José Paulo Cairoli, vice-governador do Rio Grande do Sul e Renato Santana, vice-governador do Distrito Federal.

Na sondagem mais recente feita pelo Ibope no Rio Grande do Norte, Robinson Faria aparece em primeiro lugar, com oito pontos percentuais de vantagem sobre Henrique Alves, candidato a governador pelo PMDB. Uma virada espetacular, já que o candidato do PSD terminou o primeiro turno 5,34 pontos percentuais atrás de seu adversário.

No Rio Grande do Sul, a vantagem de José Ivo Sartori e José Paulo Cairoli sobre Tarso Genro (PT) é confortável. O Ibope divulgado na última terça-feira (21) confirmou os mesmos números do Datafolha anunciado no dia 16 (quinta-feira da semana passada): 57% a 43%.

No Distrito Federal, as duas últimas pesquisas de opinião mostram Rodrigo Rollemberg e Renato Santana com larga vantagem sobre Jofran Frejat (PR). O Ibope divulgado na terça-feira (21) aponta 59% a 41%; o Datafolha desta quinta-feira (23), 60% a 40%.

O partido poderá ganhar, a médio prazo, mais um reforço para os seus quadros. José Melo, do PROS, que foi vice-governador do agora senador do PSD pelo Amazonas, Omar Aziz, está disputando o segundo turno contra Eduardo Braga (PMDB). Ele mantém, segundo as últimas pesquisas, sólida dianteira: 54,4% a 45,6%, segundo sondagem do Instituto Diário (IDP), divulgada nesta quinta-feira (23), e 53% a 47%, de acordo com o Ibope do dia 17 (sexta-feira da semana passada).

O PSD teve grande desempenho nas urnas no dia 5 de outubro último. O partido recebeu mais de 21 milhões de votos em todo o Brasil, elegeu mais 2 senadores, 37 deputados federais, 75 deputados estaduais e o governador Raimundo Colombo, de Santa Catarina.

Para a Câmara Federal, recebeu, entre votos nominais e na legenda, quase 6 milhões de votos. Terá, na próxima legislatura, 37 deputados federais, o que lhe confere a quarta maior bancada, à frente de agremiações tradicionais da política brasileira. O senador Sérgio Petecão, do Acre, terá a seu lado mais dois companheiros de partido: Otto Alencar, da Bahia, e Omar Aziz, do Amazonas, que somaram mais 4,3 milhões de votos.

Também nas Assembleias Legislativas dos Estados o PSD teve grande desempenho, como revelou recente levantamento feito pelo jornal Estado de Minas. É a quarta força do País: 70 deputados.